Sobre Nós
A missão da ETIC é fomentar o engajamento das pessoas frente a transição energética, visando posicionar o Brasil como um líder na transformação da matriz energética global.
Desse propósito, três entidades constrem o ETIC.

Engenharia de Produção Poli-USP
A Faculdade de Engenharia de Produção da USP (POLI-USP) é uma das mais renomadas do Brasil, oferecendo formação em engenharia com foco em gestão. O curso abrange áreas como planejamento, controle de produção e logística, preparando os alunos para os desafios do mercado, com ênfase em sustentabilidade e inovação.

Fundação Vanzolini
A Fundação Vanzolini é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (POLI-USP), com o objetivo de melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável no Brasil.

Cosan
“A Cosan é uma empresa que investe em ativos que promovem o desenvolvimento da sociedade. Com um modelo de gestão próprio e uma cultura estruturada, a Cosan assegura a construção de relações sustentáveis, investindo sempre de forma responsável.
Valores da ETIC
1 – Inovação:
No ETIC, um de nossos objetivos é impulsionar pesquisas inovadoras e estabelecer parcerias estratégicas no setor de energia.
2 – Engajamento:
No ETIC, buscamos fomentar o engajamento ao incentivar a colaboração de graduandos nas discussões sobre transição energética.
3 – Multidisciplinaridade Técnica:
No ETIC, buscamos expandir nosso conhecimento técnico-científico em todas as fronteiras do saber.
4 – Engajamento:
No ETIC, nosso objetivo é produzir, sistematizar e disseminar conhecimento técnico-científico para desenvolver projetos e decisões que ajudem o país a liderar os processos de transição energética.
5 – Transparência:
No ETIC, nossas atividades e relacionamentos são conduzidos de forma clara e objetiva, garantindo uma comunicação eficiente e transparente.
Compromisso
Por meio de suas pesquisas, o centro busca contribuir para as estratégias brasileiras, consolidando o país como referência na transição energética. Para alcançar esse objetivo, a ETIC adota uma abordagem multidisciplinar, integrando expertise em política energética, mercados de energia, otimização, modelagem matemática e economia da energia, sempre com uma perspectiva inovadora e disruptiva.
✓Sustentabilidade ✓Inovação ✓Transparência
Conheça nosso time!
No ETIC acreditamos que a transição energética é uma tarefa coletiva. Conheça as pessoas dedicadas a transformar nosso futuro!

Profa. Dra. Celma de Oliveira Ribeiro
Celma é graduada em Ciência da Computação e doutora em Engenharia de Produção pela USP, com pós-doutorado na Universidade do Porto. Desde 2019, é professora Associada Nível 2 na Escola Politécnica da USP e, atualmente, ocupa o cargo de vice-chefe do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP. Além disso, é coordenadora do Energy Transition Innovation Center (ETIC).

Prof. Dr. Erik Eduardo Rego
Erik é formado em Engenharia de Produção e Bacharelado em Ciências Econômicas pela USP, com especialização em derivativos pela BM&F. Possui Mestrado e Doutorado em Energia pelo IEE-USP, com estágio sanduíche na Universidade de Illinois. É livre-docente em Economia de Produção e Engenharia Financeira pela POLI-USP, professor no Departamento de Engenharia e vice-coordenador do Energy Transition Innovation Center (ETIC).

Roberto Rockmann
Roberto é escritor e jornalista formado pela Universidade de São Paulo. Há 20 anos, cobre o setor de infraestrutura para jornais e revistas, com destaque para o jornal Valor Econômico. Em 2018, organizou o livro comemorativo dos 20 anos do mercado livre de energia elétrica, editado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Leonardo Nascimento
Leonardo Nascimento é graduado em Engenharia Mecânica de Produção pelo Centro Universitário da FEI e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com extensão internacional pela Ohio University. Atualmente, é aluno de mestrado no programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo.

Rodrigo de Freitas
Rodrigo de Freitas é engenheiro civil e eletricista formado pela POLI-USP, atuou como engenheiro em uma empresa responsável pela gestão do transporte público da cidade de São Paulo e, atualmente, participa do programa de mestrado em Engenharia de Produção da POLI-USP. Rodrigo também possui especialização em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela UNESP.

Nicolas Coelho
Nicolas Coelho, 21 anos, é estudante de Jornalismo pela ECA-USP. Com quatro anos de experiência em comunicação corporativa e institucional em grandes multinacionais, destaca-se por sua atuação em projetos de jornalismo comunitário e meio ambiente. Atualmente, integra a equipe da ETIC, onde auxilia nas atividades de comunicação e marketing.

Eduardo Almeida
Eduardo Almeida é estudante de Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e bolsista de iniciação científica no grupo ETIC. Ele se destaca em projetos de pesquisa voltados para a criação e otimização de modelos logísticos para a produção de combustível sustentável de aviação no Brasil, em parceria com a Universidade de Notre Dame (EUA).

Luis Yamada
Luis Yamada, 19 anos, é estudante de Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP. Com grande interesse por Sustentabilidade e Energia, encontrou no Energy Transition Innovation Center (ETIC) uma oportunidade de conciliar essa paixão com a aplicação de conceitos de Data Science e Machine Learning. Sua linha de pesquisa está voltada para o desenvolvimento de modelos de Redes Neurais para a previsão de demanda nos mercados de amônia e hidrogênio.

Gustavo Loiola
Gustavo Loiola, 21 anos, é estudante de Engenharia Mecatrônica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Com mais de um ano de experiência em projetos de dados, atualmente desenvolve um projeto de Iniciação Científica no Centro de Inovação de Transição Energética (ETIC). Sua pesquisa foca no desenvolvimento de modelos de previsão de demanda usando Redes Neurais para os mercados de amônia e hidrogênio, com o objetivo de avaliar a viabilidade de tecnologias alternativas para a produção de hidrogênio a partir da amônia.